Livre pensar é só pensar!

Para não desligar os neurônios

Neuroplasticidade: pra não desligar os neurônios!

 Achei fundamental a matéria abaixo não só por ser uma esperança para os idosos, como também por dizer respeito ao slogan deste blogue: Pra não desligar os neurônios.

Precisei copiá-la do formato original (Power point) e aproveitei para dar uma ajeitada no texto para as novas características de apresentação no blogue.

Leiam e aproveitem…
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imagem-blog1

NEUROPLASTICIDADE

Sabiam que o cerébro melhora com a idade? As últimas investigações científicasdemonstram que a atividade mental modifica o cérebroe nos conduz ao que conhecemos como “Sabedoria”.Estes últimos descobrimentos se inscrevem no que se denominaneuroplasticidade, que é moldar a mente, o cérebro, através da atividade.

Durante muitos anos se acreditou que a partir de certa idade, a dotação de neurônios já não se renovava mais. As últimas investigações da neurociência demonstram porém, que o cérebro pode se regenerar mediante seu uso e potenciação. O cérebro muda de forma, segundo as áreas que mais utilizamos, segundo a atividade mental. Em março de 2000, investigadores da Universidade de Londres, descobriram que os taxistas desta cidade, tinham uma parte do cérebro (o Hipocampo – região importante para a memória espacial), particularmente desenvolvida, muito mais que o resto das pessoas. Os taxistas desenvolviam mais essa zona porque a exercitavam mais, memorizando a cada dia ruas e rotas. Nestes homens e mulheres, a capacidade para memorizar ruas e rotas não minguava, mas aumentava com os anos. Em 2002 cientistas alemães encontraram os mesmos achados na Circunvolução de Heschl dos músicos (área da matéria cerebral importante para processar a música). E em 2004 os mesmos resultados foram obtidos pelo Instituto de Neurologia de Londres, na circunvolução angular esquerda, estrutura cerebral importante para a linguagem, no cérebro das pessoas bilíngües.

Destas experiências pôde-se obter os seguintes resultados:

Os seres humanos podem criar novos neurônios ao longo de toda a vida.

O esforço para criar novos neurônios pode incrementar-se mediante o esforço mental.

Os efeitos são específicos, dependendo da natureza da atividade mental, e os neurônios novos se multiplicam com especial intensidade e distintas zonas cerebrais.

Os novos os neurônios vão parar nas zonas do cérebro que mais usamos e isto é o que se denomina “Neuroplasticidade”, demonstrando a importância de manter uma atividade mental intensa, conforme avançamos na idade. O exercício físico protege nossa saúde cardiovascular, o exercício cognitivo protege nossa saúde cerebral, é fator de proteção contra a demência e a senilidade. O moderno estudo da Neuroplasticidade demonstra que os cérebros das pessoasde mais idade não degeneram, mas que tem uma evolução particular, de acordo com a atividade realizada, que convertea essas pessoasem gente “sábia” quando chega a velhice.

O cérebro muda de forma segundo as áreas que mais utilizamos e à medida que as pessoas avançam em idade,se dá naturalmente uma deterioração maior no hemisfério direito que no esquerdo. Isto ocorre porque usam mais o hemisfério esquerdo, que é o encarregado de por em marcha tarefas já aprendidas e consolidadas. Para aprender algo, necessitamos mais o hemisfério direito, porém quando alcançamos certo nível de perícia, essas atividades passam a ser controladas pelo hemisfério esquerdo. Assim, ao longo da vida, acumulamos um repertório de destrezas cognitivas (habilidades e capacidades para reconhecer padrões), que nos permitem abordar novas situações com familiaridade. É o que popularmente chamamos “Experiência”, quando em função da idade avançada, nossa atividade mental está mais dominada por essas “rotinas cognitivas”, pelo “piloto automático”. Isto não é mau, pois permite resolver problemas complexos mediante o reconhecimento instantâneo de padrões, sem muito esforço, problemas que podem se consistir num verdadeiro repto para uma mente mais jovem. Assim, a estimulação cognitiva, que obriga a utilizar o hemisfério direito, é um ingrediente no estilo de vida, que ajuda a evitar a deterioração cognitiva. A corrente científica dominante respalda a afirmação de que a vida mental intensa desempenha um papel essencial no bem-estar cognitivo nas etapas avançadas da vida.

Que tal a idéia de incluir o exercício cognitivo de forma regular como uma coisa pertinente ao nosso estilo de vida? Seria extraordinário se nossa incipiente compreensão da função da neuroplasticidade na conservação da saúde mental, desse lugar a aparição de um novo fenômeno de massas: O FITNESS MENTAL ! !

Fonte:
Elkhonon Goldberg,
Neurólogo da Universidade de New York,
Diretor do Instituto de Neuropsicologia e funcionamento Cognitivo.

 

Criação:
Criação original de autor anônimo
Reedição de formato cortesia de Carlos Rangel
Santiago de Querétaro, Mex. Abr.2008
carlitosrangel@hotmail.com
Tradução para o português de
Carlos Castilhos
casc44@terra.com.br

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terça-feira, 27 janeiro, 2009 - Posted by | Comentário, Repassando... | , , ,

3 Comentários »

  1. Senhores. O artigo de VVa.SSa. sobre NEUROPLASTICIDADE é de extrema valia. Seria muito bom se continuassem a publicar artigos correlatos dirigidos ao aprendizado de idiomas. Atenciosamente grato.

    Comentário por HORÁCIO LEONI | quarta-feira, 27 maio, 2009

  2. A neuroplasticidade pode acontecer em indivíduos de qualquer idade e durante toda a vida.
    Para mantermos nossos neurônios em “bom estado” precisamos exercitá-los a todo momento e usá-los também, pois tudo que não é usado acaba atrofiando.
    “Cultive bons hábitos e seja escravo deles”.
    Aprenda uma atividade nova a cada dia, dando preferência para assuntos que fujam da sua área de domínio, eu por exemplo: depois que me aposentei, procurei novas atividades como computador, música, escrever, viajar, hidroginástica. Elas fazem parte de minha rotina. Tenho certeza que meu cérebro vai demorar para enferrujar.
    O seu cérebro irá agradecer se você não beber, não fumar, veja o nascer e o pôr do sol pelo menos duas vezes por semana, abrace uma árvore, invente uma estória, escreva uma metáfora. com certeza você terá informações para viver melhor.
    Ronaldo Lírio.

    Comentário por Ronaldo Lirio | sexta-feira, 19 fevereiro, 2010

  3. Esta descoberta deve ser divulgada. É demasiado importante poder evitar a senilidade e manter o espírito jovem.

    Comentário por Laura Artur | sábado, 19 novembro, 2011


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