Livre pensar é só pensar!

Para não desligar os neurônios

Dengue: que tal a beleza para combater o mosquito?

Às vezes, os poderes públicos locais nos surpreendem com atitudes sócio-ambientais interessantes. No interior de São Paulo, duas prefeituras estão adotando uma forma nova de combate ao mosquito transmissor da Dengue (Aedes Egiptys): o controle biológico do inseto através do cultivo da Crotalária Juncea. Esta planta é uma leguminosa, geralmente usada para adubação verde e controle de nematóides nos solos e que atrai as libélulas, insetos voadores que se alimentam das larvas e adultos do Aedes Egiptys. Com isso, pode-se ampliar o controle sobre a transmissão da Dengue, pelo controle do inseto transmissor. Claro que o uso da Crotalária não dispensa os cuidados de cada morador com o seu ambiente doméstico e do governo local com os espaços públicos, mas é uma ajuda importante e ambientalmente adequada. E além disso, nos fornece a beleza das flores e das libélulas (vejam fotos) nos nossos jardins, vasos e quintais. Que tal embarcar nesta? As sementes são encontradas nas lojas de insumos agrícolas, assim como as informações de plantio.

Leiam a reportagem abaixo e se empolguem…

___________________________

Libélulas vão combater mosquito da dengue em SP

Seg, 22 Mar, 08h02

A Prefeitura de São José do Rio Preto, a 440 quilômetros de São Paulo, começa a combater a dengue com libélulas. Neste fim de semana, cerca de 300 mudas da planta crotalária juncea foram distribuídas para moradores interessados em participar da campanha para reduzir a incidência do mosquito Aedes aegypti na cidade. A ideia é que as flores atraiam as libélulas, que se alimentam das larvas e do mosquito adulto do Aedes.

As mudas estão sendo distribuídas para a população por uma equipe de 850 agentes que trabalham no mutirão para combater a doença. Além disso, a Prefeitura vai plantar as crotalárias nas praças e canteiros de avenidas, pois elas também servem para fertilizar o solo. Os técnicos da Prefeitura esperam que em dois meses já seja possível verificar uma possível redução da incidência do mosquito e consequentemente dos casos de dengue.

Mais cauteloso, o prefeito Valdomiro Lopes (PSB) diz que o uso da planta é um teste no combate à epidemia, que contaminou mais de sete mil pessoas no município somente em 2010. Além de São José da Rio Preto, outra cidade da região, Monte Aprazível, adotou a planta no final do ano passado. Em 2010, a cidade contabilizou 11 casos de dengue.

______________________________________

PS em 26/05/2010: Como as pessoas têm solicitado maiores informações sobre o cultivo da Crotalarea, pesquisei e informo, para cultivo em jardins e quintais:
1. Plante em covas, de 50 cm entre uma e outra, em local ensolarado.
2. Colocar 2 sementes por cova, a 2 cm de profundidade.
3. Cuide da planta como faz geralmente com as outras plantas do seu jardim.
4. A planta floresce cerca de 90 a 120 dias depois de plantada.
5. Se ingerida por aves e/ou animais herbívoros, a planta pode gerar toxidez cumulativa.
6. Maiores informações nos revendedores da semente ou na NET, via Googles.

Anúncios

terça-feira, 23 março, 2010 - Posted by | Comentário, Repassando... | , , , ,

40 Comentários »

  1. tenho uma planta dessas e plantei no dia 13 de maio,e queria saber em que dia vai nascer ela,meu nome é andreza e (por íncrivel que pareça)eu só tenho 9 anos de idade.moro em belém do pará,por favor quero uma resposta mais rápido possível!

    Comentário por andreza martins | quinta-feira, 13 maio, 2010

  2. Prezada Andrezza,
    Que ansiedade para ver a plantinha! kkkkkkkkkk. Se vc plantou hoje, creio que em no máximo 10 dias ela estará botando a cara de fora da terra. Isso se a semente for de boa qualidade e vc tiver plantado da maneira certa. Quando ela nascer avise pra gente, tá? Abraço florido pra vc.

    Comentário por Henrique Miranda | quinta-feira, 13 maio, 2010

  3. Boa noite,
    Gostaria de saber onde comprar a Crotalaria Juncea.
    Abraço,
    Marilsa Padin

    Comentário por Marilsa | quinta-feira, 20 maio, 2010

  4. Prezada Marilza,
    Não sei onde vc mora, por isso fica difícil orientá-la mais do que fiz no post sobre a Crotalarea. Mas, de forma geral, as sementes são encontradas nas lojas de revenda de insumos agropecuários (sementes,adubos, etc.
    Espero ter ajudado.
    Abraço fraterno e continue conosco.

    Comentário por Henrique Miranda | sexta-feira, 21 maio, 2010

  5. Olá ganhei sementes de crotalária de um colégio em minha cidade. Gostaria de saber qual é a época de plantio e quanto tempo ela demora a brotar?

    Abraços.

    PS: Parabéns pelo site muito informativo.

    Comentário por Paulinho | segunda-feira, 24 maio, 2010

  6. gostaria de saber a tecnologia de plantio da crotalária juncea
    época do ano, quantos grãos por cova, quando devem ser aguadas e se pode plantá-la em ambiente frequentado por animais domésticos, qual a quantidade de sementes suficiente para casa, se podem ficar reunidas em um só canto ou se é melhor pulverizá-las. ACHEI MUITO BOA A IDEIA PARA AFASTAR O mosquito da dengue. Desculpe tantas perguntas – é que não sou do ramo. Este tipo de controle deve ser incentivado já que é natural. abraços e obrigada pelas orientações.

    Comentário por paula | terça-feira, 25 maio, 2010

  7. Prezada Paula,
    Você solicita quase um tratado sobre a Crotalárea (rsss).
    Vejá, não tem muitos segredos:
    Plante em covas, na profundidade de 2 a 3 cm, colocando 2 sementes por cova. As covas podem ser feitas com 50 cm entre elas. Se vc mora no Norte, pode plantar em quase todo o ano.Se em outras regiões, pode ser de outubro a novembro ou de março a setembro. Ele deve florescer entre 90 e 120 dias após plantio.
    Plante e cuide como se fosse as demais plantas do seu jardim.
    Segundo informações, a crotalarea é tóxica (toxidez cumulativa), se ingerida pelos animais (no caso, aves e herbívoros).
    Maiores informações nos revendedores agrícolas ou na NET, através de pesquisa na Googles.
    Espero ter ajudado.
    Abraço fraterno.

    Comentário por Henrique Miranda | quarta-feira, 26 maio, 2010

  8. Achei interessante essa informação. Vou colocá-la em meu blog, indicando os créditos desse endereço eletrônico, a fim de que mais comunidades possam aderir a essa inciativa.

    Abraço.

    Comentário por Zergui | quinta-feira, 27 maio, 2010

  9. Ok, Zergui, esse é o objetivo: ampliar-se a rede virtual para compartilhar informações úteis e consequentes.
    Abraço fraterno e continue conosco.

    Comentário por Henrique Miranda | quinta-feira, 27 maio, 2010

  10. Olá Henrique.

    Concluí a postagem do assunto em pauta.
    http://zerguishow.blogspot.com/2010/05/problemas-com-dengue-plante-crotalaria.html

    Agradeço por oportunizar esse expediente de grande relevância como utilidade pública.

    Encaminharei a dois veículos de comunicação, o Jornalnh.com-Interativo e o Portal Ijuhy (cidade onde há séria incidência de dengue).

    Abraço.

    Comentário por Zergui | sexta-feira, 28 maio, 2010

  11. Ok. Zergui, mande ver! Abraço fraterno.

    Comentário por Henrique Miranda | sexta-feira, 28 maio, 2010

  12. TRABALHO COM COMERCIALIZAÇÃO DE GRAMINIA E LEGUMINOSAS, PORTANTO TENHO DISPONIVEL A CROTALÁRIA JUNCEA EM UBERLANDIA-MG, E DESPACHAMOS PARA TODO BRASIL. CONSULTE-NOS. (034)3226-0002; (064)8407-9945.

    Comentário por SALISMAR | domingo, 30 maio, 2010

  13. gostaria saber, se ja houve um resultado sobre este trabalho realizado em sao paulo, e qual a possibilidade de algum impacto ambiental.

    Comentário por graziela | terça-feira, 28 setembro, 2010

  14. Cara Graziela,
    Infelizmente, nada sabemos sobre os resultados do trabalho feito com a crotalárea em São Paulo, além daqueles citados na postagem que vc leu. Outrossim, em termos de possíveis impactos ambientais, também desconheço qualquer estudo, mesmo porque a pesquisa sempre anda em atraso em relação à dinâmica da realidade. Todavia, por minha experiência ambientalista, posso adiantar-lhe que estes impactos, se existem, são mínimos pois o uso da crotalarea para combater o mosquito da dengue é de natureza biológica, ecossistêmica, sem nenhuma mudança tóxica ou desequilibradora dos ecossistemas existentes. Inclusive, essa leguminosa já é largamente utilizada, há muitas décadas, no ambiente rural brasileira como adubação verde, que recompõe naturalmente a fertilidade dos solos.
    Se souber algo diferente, nos informe, ok?
    Abraço fraterno e continue conosco.

    Comentário por Henrique Miranda | terça-feira, 28 setembro, 2010

  15. Saudações,

    Dengue o combate é todos os dias !

    E para vasos e pratos temos a solução , uma luta de 13 anos com uma patente de autoria que é um sistema de coleta do excesso de agua da rega que não permite ao aedes proliferar.
    Obs.: a areia que é mandado colocar nos pratos não é recomendado pela OMS/OPAS, inclusive varias prefeituras de cidades brasileiras recomendam é que joguem fora estes pratos.

    Mas como o prato é nescessario para diversas plantas e como o correto é lavar constatantemente estes e por diversas razões não é seguida , é que estamos lançando Pratos anti dengue em plastico reciclado para vasos e xaxins que não permite ao aedes aegypti proliferar.
    Patente recentemente aprovada tecnicamente pela Secretaria de Vigilancia e Saude – Ministerio da Saude

    Comentário por Roberto Luiz de Lima | segunda-feira, 25 outubro, 2010

  16. Bom Dia!
    Sou presidente CMS, estamos em parceria com o sindicato rual, cat, grupo das mulheres do campo e secretariasda saúde e agricultura,com a camara de vereadore, tentando encontrar uma saida para cobrater este mosquito,pretendemos nesta campanha alcançar exito. Qual foi a primeira estra-teja que voces usaram para envolver toda a sociedade? já obtiveram algum resultado?
    obrigada!

    Comentário por conseição da Mata Míssio | terça-feira, 2 novembro, 2010

  17. Prezada Conseição,
    Em primeiro lugar, parabéns pela iniciativa do CMS e Sindicato, algo que sempre é bem vindo na esfera pública ampliada de qualquer município. Quanto à estratégia participativa da ação contra a dengue, nada posso informar pois apenas postamos a notícia que vc leu, não executamos esta ação. Talvez vc deva entrar en contato com as secretarias de saúde ou conselhos municipais de saúde dos municípios citados na reportagem. Mas, enquanto profissional que trabalha com metodologias participativas, posso afirmar-lhe que este é o melhor caminho: envolver dialogicamente as instituições e organizações públicas e civis e, através de compartilhamentos de conhecimentos sobre o assunto, montar estratégias e experimentos para a ação. Sucesso para vocês e se tiverem resultados, nos mande, para que possamos repassar aos nossos leitores, ok?
    Abraço fraterno e continuem conosco.

    Comentário por Henrique Miranda | quarta-feira, 3 novembro, 2010

  18. EU QUERO SABER QUE TIPO DE DOENÇA A CROTOLÁRIA COMBATE???

    Comentário por hgvjy | terça-feira, 16 novembro, 2010

  19. Penso que é um achado a semente da crotalária, penso em fazer um trabalho no meu município também,com plantio pelos moradores, pois sou do interior e aqui o problema se agrava por falta de conscientização. Abraços

    Comentário por Sandra Soares | terça-feira, 23 novembro, 2010

  20. Olá! somente queria ressaltar que aqui na cidade de Ituverava, sementes de crotalária estão sendo distribuida nos postos de saúde, colégios e outros locais de serviços públicos. É vantajoso que outras cidades também sigam este exemplo!

    Comentário por Felipe | segunda-feira, 28 fevereiro, 2011

  21. Olá!

    Além da cortália pode-se usar um repelente natural, super simples:

    1/2 litro de álcool;
    1 pacote de cravo (usado na culinária);
    1 vidro de óleo usado em bebês.

    Deixe o cravo curtindo no álcool por uns 4 dias, movimente o frasco de manhã e à tarde. Depois coloque o óleo corporal, pode ser amêndoas, camomila, erva-doce. Passe uma gota nos braços e uma nas pernas. Isso repele os mosquitos. Também borrifar o ambiente é interessante porém cuidado com a proximidade do fogo – pois o álcool é inflamável!

    Comentário por Eliane Soares | segunda-feira, 7 março, 2011

  22. Olá, gostaria de informar que a Cidade de Arujá, também distribui, as sementes da crotalária, para controle da Dengue, porém ainda peca,pois não tem tomado providências quanto aos entulhos que se acumulam nos terrenos baldios.

    Comentário por Waléria Franco | quarta-feira, 23 março, 2011

  23. gostaria de saber como conseguir sementes de crotalaria juncea, tenho sitio e gostaria de fornecer mudas gratuitamente a todos aqueles que quizerem abracar a causa do combate ao mosquito aeds egiptos. causador da doenca dengue.um abraco volu.

    Comentário por almir magacho volu | sábado, 26 março, 2011

  24. Prezado Almir,
    Não sei onde vc mora, por isso fica mais difícil orientá-lo. Mas as sementes da Crotalária são geralmente encontradas nas casas de sementes e insumos para a agricultura. Ou ainda há algumas prefeituras, através das secretaris de Agricultura e/ ou Meio Ambiente e/ou de Saúde, que as distribuem.
    Boa sorte e continue conosco.

    Comentário por Henrique Miranda | sábado, 26 março, 2011

  25. Prezados amigos:
    aqui em Ribeirão Preto SP aonde moro, tenho tentado divulgar a utilização da crotaria juncea como um coadjuvante no combate à dengue. Procurei o setor competente mas não sei porque não deram ouvidos. Pode ser ignorancia,desconhcimento ou ceticismo, sei lá. E olha que estamos numa epidemia atual com mais de 8 mil casos, inclusive com alguns óbitos. Gostaria de informar que o cravo de defunto (Tagetes), aquela flor bonita e cheiro peculiar pode ser usada na forma de chá,as flores e folhas,morno uma xícara a cada meia hora o que atenua os sintomas da dengue.
    Abraços,
    Carlos

    Comentário por Carlos Morandini | sábado, 23 abril, 2011

  26. maravilha que remedim abençoado foi bom saber obrigada

    Comentário por ana carvalho dos reis | quinta-feira, 28 abril, 2011

  27. ganhei de um amigo sements de “Crotalária Juncea” adquirida pela Prefeitura de Juiz de Fora (MG).Como moro em apartamento semeei em alguns vasos que inclusive já brotaram.Essa planta pode ser cultivada em vasos?
    -Qual o tamanho ideal dos vasos?
    -Pode ser cultivada em jardins de prédios?
    Obrigada.
    J.Maria Santos.
    minueto16@yahoo.com.br

    Comentário por J.Maria Santos | quinta-feira, 19 maio, 2011

  28. Prezado J. Maria.
    Não sou um especialistas no assunto, mss me parece difícil cultivar a Crotalareaa em vasos e apartamentos, em face do porte maior da planta em relação às demais plants de jardim e por ela precisar de sol. De qualquer forma, consulte alguém que entenda, ou quem sabe algum leitor veja o seu comentário e o oriente mais seguramente, certo? Sim, dá para cultivá-la. no jardins do seu prédio.

    Comentário por Henrique Miranda | quinta-feira, 19 maio, 2011

  29. Olá! A Igreja Adventista do Sétimo Dia de Bangu, no Rio de Janeiro, estará distribuindo gratuitamente sementes da crotalária aos moradores locais. Compramos via internet 20 kilos da semente e será distribuída no dia 10 de julho de 2011 às 9:00h, na rua dos Estampadores,434 em Bangu. Inclusive agentes da vigilância sanitária estarão conosco palestrando a respeito. Aos universitários que participarem do evento emitiremos uma declaração de ação social. Contatos e inscrição pelo e-mail dengue.aedes@zipmail.com.br

    Comentário por Ilana | sábado, 18 junho, 2011

  30. moro em são jose dos campos sp, aqui os orgãos publicos não interessaram pelo assunto referente a crotalaria, tenho um sitio gostaria de fazer as mudas e distribuir para a populaçao,gostaria de saber como conseguir estas sementes da crotalaria
    estou tentando faz tempo e não consigo, por favor me ajudem a conseguir as sementes da crotalaria,
    um abraço volu=meu endereço e. av ouro fino 2.280 bosque dos eucaliptos cep 12 233401
    aguardo resposta
    parabens pelo site continuem assim

    Comentário por almir magacho volu | sexta-feira, 28 outubro, 2011

  31. […] Dengue: que tal a beleza para combater o mosquito? « Livre pensar é só pensar! Like this:LikeBe the first to like this post.   […]

    Pingback por Dengue: que tal a beleza para combater o mosquito? do blog “Livre pensar é só pensar” « Espaço SINHÁ, CADÊ "SEU" PADRE? | sexta-feira, 4 novembro, 2011

  32. Agradeço a oportunidade de ter conhecido (e aprendido) por meio desta postagem, pois a incluí em meu blog e recebi o seguinte comentário do Ministério da Saúde, que partilho com vocês, pois você é a merecedora do crédito:
    Ministério da Saúde disse:
    04/11/2011 às 18:19 (Editar)
    Evitar a proliferação da dengue depende de cada um de nós. Além de cuidar da sua casa, falar com seus vizinhos, manter contato com sua prefeitura sobre focos da doença, você pode utilizar esse espaço para conscientização.
    Seja parceiro do Ministério da Saúde na mobilização contra o mosquito da Dengue. Divulgue em seu blog nosso material. Entre em contato com comunicacao@saude.gov.br e solicite o selo, participe da campanha.
    Saiba mais: http://bit.ly/bMMVKT
    Siga-nos no Twitter: http://www.twitter.com/minsaude
Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br ou http://www.formspring.me/minsaude
    Abraços de Maria Lúcia, Itu – SP

    Comentário por Maria Lucia Bernardini | domingo, 6 novembro, 2011

  33. Prezada Maria Lúcia,
    Que bom ter parceiros virtuais para compartilhar e divulgar temas e informações para uma sociedade melhor. O prazer é nosso em tê-la no nosso espaço.
    Abraço fraterno

    Comentário por Henrique Miranda | domingo, 6 novembro, 2011

  34. Houve mesmo pesquisas comprovando que essa planta é útil para o controle do mosquito Aedes aegypti?
    Quem a comprovou?
    O que leva a planta a ter esse poder de controle?

    Comentário por Zephryus | quinta-feira, 2 fevereiro, 2012

  35. Essa planta atrai Libélula, que é predador do mosquito da dengue.

    Comentário por Carolyn Carrecelli | quarta-feira, 15 fevereiro, 2012

  36. olá, moro em São Jose dosCampos SP,na avOuro Fino2.280, Bosque dos Eucalíptos,em março entrei em contato com voceis a respeito de como conseguir as sementes
    da crotalária para plantar e distribuir a quem interessa=se entrar nesta briga contra a dengue venho informar que consegui as sementes já plantei e estou distribuindo graciosamente as mudas da crotalária nas casas, nas emissoras de rádio para que sejam redistribuidas as comunidades e também nas igrejas enfim me sinto uma pessoa super feliz por estar fazendo a minha parte sei que em muitas cidades que estão usando este metodo esta dando certo índice da doença cairam em torno de 85% nestas cidades espero que aqui em são José as autoridades competentes venha a somar junto comigo nesta luta fazendo com que este mosquito traiçoeiro seja eliminado..e sera se Deus quizer um abraço a todos Almir Magacho volu…(lider Comunitario}

    Comentário por almir magacho volu | domingo, 26 fevereiro, 2012

  37. Parabéns, Almir,
    Pessoas assim é de que precisamos para desenvilver efetivamente a cidadania.
    Abraço fraterno e continue conosco.

    Comentário por Henrique Miranda | domingo, 26 fevereiro, 2012

  38. Olá, eu comprei 3 kg da semente para uma feira do técnico de meio ambiente, meu assunto é controle biológico escolhi do mosquito da dengue por ser um problema que causa tanta polêmica, eu plantei algumas sementes hoje, dia 24 de outubro e gostaria de saber se até o dia 4 de novembro já vai ter brotado alguma coisa. Eu plantei em um vaso.
    Obrigada

    Comentário por livia | quinta-feira, 24 outubro, 2013

  39. Prezada Lívia,
    Vc não diz quais sementes comprou, então fica difícil dizer. Mas, em comum, as sementes de plantas temporárias germinam em no máximo sete dias. Abraço fraterno e e continue conosco.

    Comentário por Henrique Miranda | sexta-feira, 25 outubro, 2013

  40. […] Leia mais… […]

    Pingback por Dengue: que tal a beleza para combater o mosquito? – Cefapro de Sinop | sexta-feira, 11 dezembro, 2015


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: