Livre pensar é só pensar!

Para não desligar os neurônios

Paulistão: certezas absolutas, uma dúvida atroz…

Sou corintiano roxo, portanto posso falar dos Meninos da Vila com isenção. Por culpa de um árbitro inseguro, uma partida linda foi dramatizada hoje no Pacaembu, mas isso não abalou algumas certezas minhas:

1. chegaram à final as duas melhores equipes do campeonato;
2. dois técnicos pouco conhecidos mostraram que é possível jogar futebol moderno sem retranca, contrariando a famigerada gangue da retranca (Parreira, Zagalo, Coutinho e companhia) e que quase acabou com o futebol-arte brasileiro.
3. Paulo Ganso é hoje o melhor meia do futebol brasileiro em arte, precisão, coletivismo e coragem.
3. Neymar teria tudo pra ser o mais novo convocado pra Copa, não fosse a sua imaturidade explícita na máscara que atarrachou na cara de menino, nos últimos tempos.

Parabéns, Santos e Santo André! Parabens, dois técnicos que, de tão novatos, nem sei o nome direito!

Mas fica a dúvida atroz: como se comportará o Dunga?

Deixará de convocar o Ganso por ter ele contariado o treinador para ficar em campo? Quem viu a cara do Ganso na hora da rejeição à saída viu claramente não um rebelde mascarado, mas um jovem angustiado em não fugir da batalha, chamando pra si a responsabilidade do jogo! Mas o Dunga entenderá isso ou verá no fato uma rebeldia perigosa?

E quanto ao Neymar? Verá nele um mascarado problemático, embora talentoso, ou apenas um jovem bom de bola que precisa de uns bons puxões de orelha pra deixar de ser cai-cai e reclamão?

Eu não tenho dúvidas quanto à inarredabilidade da convocação do Ganso, seja em qualquer lugar do meio-campo. E não tenho dúvidas também quanto à superioridade técnica e física do Neymar em relação ao problemático Adriano. Mas e o Dunga, com suas convicções exacerbadas? Em parte, essas convicções foram proativas, à medida em que permitiu a ele enfrentar a imprensa futebolística e suas pressões irresponsáveis e sensacionalistas. Proativas também por viabilizar disciplina tática e espírito coletivo na seleção (além de vergonha na cara!). Mas tenho receio dos excessos de teimosia dele, que pode fazê-lo deixar de fora dois craques novatos por veteranos complicados e fora do melhor da forma (Adriano, Vagner Love, Felipe Mello e outros).

E não me venham com a justificativa esfarrapada da pouca idade, inexperiência e outros leros! Se idade desse consistência, Ronaldo Fenômeno, Adriano e outros estariam na “ponta dos cascos”…

Só me resta pedir: Dunga, pensa, não dê motivos para aqueles que não gostam do seu trabalho justifiquem a pecha de teimoso que lhe colocaram! Você já tem uma boa base, melhore-a substituindo com talentos em pleno ápice, como o Ganso e o Neymar.

Parabéns Meninos da Vila! Vocês me fizeram lembrar os tempos do velho Santos, quando se jogava futebol arte e de olhos fechados.

Parabéns, Santistas…

Anúncios

domingo, 2 maio, 2010 - Posted by | Comentário | , , , ,

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: