Livre pensar é só pensar!

Para não desligar os neurônios

O mar vai virar sertão?

mar-vira-sertao

Como dizia minha velha mãe: Deus não mata, mas castiga!  O preconceito do Sul Maravilha (como dizia o saudoso Henfil, referindo-se às regiões Sudeste e Sul) contra nortistas e nordestinos sempre foi uma realidade, desde que o Brasil é Brasil. Isto é: desde que os jesuítas e os bandeirantes iniciaram as entradas  para os sertões para arrebanhar minérios, indios para escravizar e terras espanholas para espoliar. Superados o ciclo do açúcar e a mudança da capital colonial da Bahia para  Rio de Janeiro, as regiões Norte e Nordeste, passaram a ser vistas como um trambolho necessário apenas para ter mão de obra barata e uma reserva natural para ciclos econômicos eventuais, além (lógico!) de uma imensa e carente massa para manipulação política.

Para eles sempre fomos preguiçosos, burros e dependentes da Big House dos coronéis, que por sua vez intermediavam em favor dos Senhores do Sul Maravilha para manterem seus territórios feudais.

Portanto não é novidade a atual onda de racismo e fascismo dos “eleitos divinos” do sul/sudeste contra os “indolentes desinformados” do norte/nordeste. Nunca olharam com ética o ambiente adverso destes habitantes marginalizados e espoliados historicamente. Seca? Isto era desculpa para a cada ano mendigarem ajuda federal, ferindo fundo os possíveis ganhos das elites cafeeiras e pecuaristas.

Mas, “o Home lá de cima” é carne de pescoço… Devagarinho, devagarinho, foi mandando os seus recados. Há pelo menos vinte anos, o Rio Grande do Sul vem enfrentando secas quase anuais, além de enchentes selvagens e até tornados. E agora, a mesma seca que nos assola secularmente, paira sobre São Paulo, o ninho do pedantismo e da discriminação de raça e classes. Seca. Falta d’água. Tucanos de penas secas e povão sem água para continuar cheiroso, sem o ranço do nordestino sem banho.E pelo jeito, a coisa vai longe: já estão falando em buscar água na terceira cota do volume morto da Cantareira! Deste jeito vão chegar ao Japão!

E aí, neste contexto, me vem à mente a profecia de Antonio Conselheiro (aquele sertanejo nordestino que foi trucidado com sua comunidade pelas forças republicanas das elites do Brasil, porque incomodavam com suas pretensões de isolamento e independência político-social): O sertão vai vira mar e o mar vai virar sertão! Será? E a seca paulista, ocorrendo na mesma época em que a transposição do Velho Chico promete perenizar os rios nordestinos (que só correm em seus leitos na ápoca das chuvas), será um sinal?

Sei não, gente, sou brasileiro e quero um país melhor, mas não posso deixar de sentir algum prazer com esta seca que está castigando aqueles que se consideram os reis da cocada brasileira (que os bons sulistas me perdoem).

Anúncios

quarta-feira, 22 outubro, 2014 - Posted by | Comentário | ,

5 Comentários »

  1. Faço de suas palavras uma reflexão sobre esse “sou mais eu” esse povo que se dizem senhores de tudo. Tá chegando a hora de mostrar quem manda. Deus é maior!

    Comentário por ceicatil | quinta-feira, 23 outubro, 2014

  2. Sabemos que Deus não é injusto ele é misericordioso, que ele cuida de cada um de seus filhos, tem uma passagem na Bíblia que sempre que eu leio me dar um arrepio, essa passagem diz que no final dos tempos terá luas de sangue (onde duas já aconteceram), diz que apareceram pragas (olha o ebola ai), que apareceram vários falsos profetas em nome de Deus (olha o quanto temos), que será uma época difícil mais ainda não será o fim, será tempos de dor e ranger de dentes, então pessoal parem de brigar por uma coisa que não se tem jeito o problema não são os governantes ou algo do tipo, o problema somos nós que perdemos a fé que tem alguém nos olhando. Quando você entra em uma empresa, não procura fazer tudo certo para ser efetivado? Então já que você não tem um “CHEFE”, comece a crer que tem um chefe soberano de tudo que manda em você na sua família e na sua vida, comece a acreditar no porque de todas as coisas, e façamos a diferença, “não cuspa no prato que já comeu”.

    Comentário por Rose | sexta-feira, 31 outubro, 2014

  3. KK NA VEJA REGIONAL DE 90 NA EPOCA DO FRANCIS OS VDF´S IAM AO NE DIZER QUE SÓ SE TINHA ALI SECA E SALOIO AGORA ESTÃO SEM AGUA KK..TOMARA QUE MORRAM TODOS DE SEDE ESSES PORCOS

    Comentário por FUCK SOUTHERNERS | segunda-feira, 3 novembro, 2014

  4. Meu caro .. Sou paulistana e nunca senti prazer em ver o sofrimento de qualquer tipo de ser… Seja ele humano ou animal ….seja ele preto ou branco … Seja ele brasileiro ou iraquiano ….
    Cuidado com seu preconceito .. Isso faz mal para seu coração e para suas relações …. Pense nisso !
    Um abraço

    Comentário por Patrícia | domingo, 25 janeiro, 2015

  5. Patrícia, Neste mundo de preconceitos, por mais que a gente lute, é difícil dar o outro lado do rosto para ser esbofeteado. Não sou tão santo quanto vc, pois acho que quem planta coisas ruins deve ter más colheitas para sentir na pele o peso dos seus atos. Se preconceito fizesse mal pro coração, querida, a humanidade era toda cardíaca. Somos apenas muito ruins, razoavelmente ruins ou bons (que não significa ser perfeito). Espero que vc seja deste último estrato, coisa rara neste Sudeste eivado de pedantismo e preconceitos. Abraço fraterno.

    Comentário por Henrique Miranda | domingo, 25 janeiro, 2015


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: