Livre pensar é só pensar!

Para não desligar os neurônios

O resgate de Aldo Veiga em andamento…

A nossa amiga Madá, que conviveu com a família Aldo Veiga, em sua juventude, via email nos enviou mais algumas informações sobre ele e sua família, que posso resumir e interpretar mais ou menos asssim:
a) ele e sua família sempre foram muito discretos e reservados, o que deve ter contribuído para a falta de informações que enfrentamos (e no meu entender, além do fato da sua militância comunista, por si só, ser estigmatizada no período e ajudar na marginalização documental pelos registros históricos);
b) após a separação dele com a Zélia Gattai, ele não mais se casou e passou a viver integralmente para o filho Luiz Carlos (com 3 anos de idade e provavelmente este nome foi dado em homenagem a Luiz Carlos Prestes, liderança comunista nacional à época);
c) este filho, Luiz Carlos, embora tenha se mantido afastado da mãe por muitos anos, reconciliou-se com a Zélia posteriormente, antes da morte da escritora.
d) o Aldo Veiga faleceu de septicemia, há alguns anos;
A Madá soube pelo Dé, nosso outro leitor, do falecimento do Luiz Carlos e pede detalhes sobre isso ao nosso parceiro. Vai aí o pedido dela:

Madá
mvh@stpauls.br | 200.162.17.10

Dé,

você poderia me dar mais informações a respeito do falecimento do Luis Carlos? Como você ficou sabendo? Você tem informações sobre os últimos anos dele e da família?

Obrigada,
Madá

De Quem foi esse Aldo Veiga?, 2008/06/27 at 9:40 AM

sábado, 28 junho, 2008 - Posted by | Trocando Idéias | ,

4 Comentários »

  1. Sou filha de Luiz carlos e neta de Aldo e Zélia. Estou bastante surpresa de encontrar este blog. Gostaria de saber que são vocês, o que fazem e o porquê do interesse em minha família?

    Comentário por Camila Veiga | sexta-feira, 11 julho, 2008

  2. Prezado Henrique,

    Um esclarecimento se faz necessário, para que eu não seja mal interpretada: eu NUNCA disse que o Luiz Carlos Veiga se reconciliou com a mãe “um pouco antes de ela morrer”, como foi publicado no blog. O que eu disse é que quando ele tinha 20 anos, que foi quando ele fez parte da minha vida, ele não estava reconciliado com a mãe, fato esse que eu vivenciei pessoalmente. Algum tempo depois, ele felizmente se reconciliou efetivamente com a mãe, mas isso foi há muitos e muitos anos atrás e depois disso eles realmente passaram a se frequentar normalmente, segundo informações que eu recebi de minha mãe, que teve a oportunidade de encontrar-se com ele no lançamento de um livro de sua mãe, Zelia Gattai. Por favor, retifique a informação, para que eu não passe uma impressão que não desejo passar.

    obrigada,
    Madá

    Comentário por Madá | segunda-feira, 21 julho, 2008

  3. Camila

    Este site não me pertence, acabei de descobri-lo, talvez, eu possa responder a sua pergunta. Fui leitora de sua avó, Zélia, e de fato eu tinha uma enorme curiosidade em saber o que era sido daquele menininho que se despediu da mãe no porto, pois, eu nunca mais ouvi, nas entrevistas da Zélia, quando falava de filhos a menor menção a ele. Acho que foi em Um chapéu para viagem, já faz mais de vinte anos, era adolescente, quando me deparei com essa imagem, e confesso que o desejo de segurar este menino no colo de protegê-lo nunca saiu de mim, talvez, o mesmo tenha acontecido a outros. Desculpe-me, mas, não fomos nós, leitores, que expomos a sua história foi a própria Zélia, deixo claro que não estou julgando, apenas que a mim também isso marcou.

    Comentário por marisa, | sábado, 16 junho, 2012

  4. em 2008 pedi ao leitor Dé que me fornecesse informações a respeito dos últimos anos do Luiz Carlos Veiga e família mas não as recebi, talvez por ter mudado de e-mail, então aí vai meu e-mail atual: mvanhaastert@gmail.com. Tanto o Luiz Carlos como o Aldo Veiga foram pessoas muito importantes em uma fase de minha vida, minha curiosidade não é mal intencionada, ao contrário, em minhas lembranças eles têm um lugar muito especial de carinho. Obrigada, Madá

    Comentário por Madalena van Haastert | quarta-feira, 20 junho, 2012


Deixe um comentário